Your Attractive Heading
Maria Clara Augusto
Medalhista Paralímpica com apenas 20 anos, Clarinha é o futuro do atletismo brasileiro
Bio
Maria Clara nasceu no interior do Rio Grande do Norte, nas margens do Rio Potengi, onde viveu toda a infância na cidade de Elói de Souza. Nascida com uma má-formação no braço esquerdo, teve uma infância típica como a maioria das crianças da região, brincando na rua e praticando esportes. Adorava principalmente o futebol e sonhava em ser jogadora, mas aos 11 anos conheceu o atletismo, o esporte que mudou sua vida.
Logo começou a competir em provas convencionais. Em uma dessas competições chamou a atenção do treinador paralímpico Felipe Veloso, que a convidou para participar de competições para pessoas com deficiência.
Em 2016 participou do seu primeiro campeonato brasileiro escolar e voltou com 3 medalhas de ouro, feito que repetiu nas quatro competições seguintes: 2017, 2018, 2019 e 2021. E ainda é a atual recordista brasileira sub20 das provas. E aí o que parecia brincadeira de criança, começou a ficar sério.
Com os resultados, passou a receber um auxílio financeiro através do bolsa atleta, e a família que vivia com um salário e da renda da venda de doces e salgados, pode melhorar de vida. Foram todos morar em Natal, onde Clarinha passou a treinar com muito mais qualidade e os demais teriam melhores condições de trabalho e educação. O futebol ficou de lado, e a maior dedicação ao atletismo trouxe mais resultados.
Apareceu para o mundo em 2019. Foi Campeã Mundial de Jovens em Nottwil, na Suíça com apenas 15 anos de idade e também foi convocada para representar o Brasil nos Jogos Parapan-Americanos em Lima. Caçula da delegação, não foi ao pódio, mas participou de 3 finais.
Não parou mais. Conquistou a medalha de prata no Parapan de Santiago e foi bronze no Mundial de Paris, ambos em 2023. No ano seguinte, alcançou a maior conquista de sua carreira até então, a medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, na prova dos 400m rasos da classe T47.
Apesar de tantas conquistas, histórias e postura de veterana, Clarinha tem apenas 20 anos de idade. Já pensando no seu futuro fora das pistas, estuda Educação Física, mas segue treinando forte, para continuar a escrever sua história no esporte, que acabou de começar.
Ficha Técnica
Nome Completo
Maria Clara Augusto da Silva
Idade
20 anos
Cidade Natal
São Paulo do Potengi – RN
Data de Nascimento
05/06/2004
Modalidade
Atletismo
Principais Conquistas
Jogos Paralímpicos Paris 2024
– Bronze nos 400m T47
Campeonato Mundial Paris 2023
– Bronze nos 400m T47
Jogos Parapan-Americanos Santiago 2023
– Prata nos 400m T47
Mundial de Jovens de atletismo Nottwill 2019
– Ouro no salto em distância T47
– Ouro no revezamento 4x100m
– Prata nos 200m T47
Na Mídia
Conquistas
Potiguar Maria Clara Augusto é medalha de bronze nas Paralimpíadas de Paris 2024 (Tribuna do Norte)
Fernanda Yara é ouro e Maria Clara Augusto fatura bronze em dobradinha nos 400m T47 em Paris (Globo Esporte)
Do interior do RN ao Parapan de Lima: aos 15 anos, Maria Clara é a atleta mais jovem do Brasil (Rede do Esporte – brasil.gov)