São Paulo Futebol Clube anuncia equipe de natação paralímpica

São Paulo Futebol Clube e APNH anunciam equipe de natação paralímpica

São Paulo Futebol Clube – SPFC, três vezes campeão mundial de futebol, anunciou a criação de sua equipe de natação paralímpica. Criada em parceria com a Associação Paralímpica de Novo Horizonte (APNH), a equipe estreou nas competições oficiais no dia 13 de julho durante a segunda etapa do Circuito Nacional Loterias Caixa de Natação, realizado em São Paulo.

Durante a competição a APNH – SPFC conquistou a quarta colocação na geral por equipes e ainda levou o troféu de melhor desempenho nas classes baixas, onde competem atletas com maior grau de comprometimento físico e motor. No individual, a atleta Alessandra Oliveira dos Santos ganhou o troféu de eficiência, por conquistar o maior número de pontos entre as mulheres, ao vencer suas três provas.

Equipe APNH – SPFC durante a segunda etapa do Circuito Brasileiro Loterias Caixa de 2024

APNH – SPFC em Paris 2024

Com a criação da equipe, o SPFC alcança um feito inédito em sua história, o envio de atletas para os Jogos Paralímpicos. Fato comum no esporte olímpico, pela primeira vez em uma Paralimpíada três atletas da equipe foram convocados e vão representar o Brasil em Paris 2024.

A multi-medalhista mundial e paralímpica Edênia Garcia é o nome mais conhecido. Dona de 3 medalhas paralímpicas, Edênia vai para a sua sexta edição dos Jogos, e mais uma vez está na disputa de medalhas nos 50 metros costas da classe S3, sua principal prova.

Além de Edênia, os medalhistas mundiais Maiara Barreto, classe S3 e José Ronaldo da Silva, da classe S1, também estarão em Paris na briga por medalhas. Maiara vai para sua terceira edição dos jogos, enquanto José Ronaldo representa o Brasil pela segunda vez.

Fabiano Quirino, treinador chefe da equipe e dos três atletas, também foi convocado e será um dos treinadores da equipe brasileira. Fabiano é uma das maiores referências do Brasil no treinamento de classes baixas, onde competem atletas com uma maior grau de comprometimento físico motor, e vai para sua terceira Paralimpíada.

Maiara, José Ronaldo, Edênia e Fabiano, durante aclimatação da equipe brasileira em Troyes, na França

Clube com grande passado Olímpico

O São Paulo é um dos clubes brasileiros que mais valoriza o esporte olímpico. Diversos atletas foram aos jogos como atleta do SPFC, como Ademar Ferreira da Silva, duas vezes campeão olímpico no salto triplo e até hoje um dos maiores nomes do atletismo brasileiro. Atualmente, no uniforme do São Paulo Futebol Clube são exibidas duas estrelas douradas em homenagem aos recordes mundiais conquistados por ele.

Na histórias dos Jogos, o SPFC enviou 61 atletas e 5 treinadores nas modalidades de futebol, atletismo, boxe e judô. Além de Ademar Ferreira da Silva, representaram o Brasil Maurren Maggi, Leandro Guilheiro, Éder Jofre, entre outros. Em Paris 2024, depois de 44 anos o São Paulo não teve representantes, mas com a convocação de seus atletas paralímpicos o clube começa uma nova página na sua história.

Parceria que gera patrocínios

Associação Paralímpica de Novo Horizonte – APNH é uma das instituições mais atuantes no Paradesporto no Brasil, tanto na formação de atletas quanto nas competições de alto rendimento. Sediada em Novo Horizonte, no interior de São Paulo, possui mais de 20 anos de história e tem uma das principais equipes de natação do país.

As atividades da associação em Novo Horizonte são mantidas com o apoio da Usina Santa Isabel, que através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo de São Paulo destina parte do ICMS pago diretamente para os projetos da APNH.

Já as atividades da APNH – SPFC são realizadas na cidade de São Paulo de forma independente, e incluem apenas os atletas da equipe de alto rendimento. Atualmente são 28 atletas, 4 treinadores, 2 preparadores físico e 2 fisioterapeutas, com toda a estrutura financiada com recursos da própria instituição. Estrutura que deve crescer já no próximo ano, com foco no ciclo paralímpico de 2028.

Com o início da parceria, a visibilidade da equipe aumentou, o que já atraiu dois novos patrocinadores que serão anunciados nos próximos dias. Para os patrocinadores é uma oportunidade de investir em uma associação paralímpica estabelecida e em uma marca reconhecida em todo Brasil.

Próximas competições

Além dos Jogos Paralímpicos de Paris, os atletas da APNH – SPFC participam de mais algumas competições neste ano, como o Campeonato Brasileiro SUB-20 que será realizado em outubro e o Campeonato Brasileiro Adulto, que acontece em dezembro.

Contato e Dúvidas

André Nogueira / Superatletas
Para entrevistas, dúvidas, patrocínios e parcerias entre em contato com [email protected]

Rolar para cima