Pergunte ao Personal

 

Separei algumas perguntas que me são feitas com muita freqüência, e que acredito que devem ser dúvidas muito freqüentes das pessoas

Pergunte ao personal

 

 

 

 

Existe alguma atividade física que seja mais recomendável, por exemplo para homens ou mulheres; Idosos ou adolescentes... ou qualquer um pode praticar qualquer atividade?

Projeto verão

 

Parece até aquelas lendas indígena do tipo “E quando a nona lua cheia apontar, todas as tribos se prepararão para a guerra e tomarão suas poções dos espíritos, preparando-se para o confronto e a celebração”.

Atividade física e as festas de final de ano

 

Final de ano chegou e com isto chegam às férias das crianças, festas e confraternizações das empresas, festas de formaturas, viagens, férias coletivas, etc. Um período muito gostoso, não é? Pois é e você já parou para pensar na sua alimentação e na prática de exercícios físicos?

Pergunte ao Personal

 

Meu filho tem 14 anos e está abaixo do peso para a idade dele. Percebo que ele come pouco e “vive com sono”. Há algum suplemento que se possa dar a um menino de 14 anos? O que se pode fazer para que ele ganhe mais peso sem ficar gordo, e para que ele seja mais ativo?

Treinamento Funcional faz a diferença

 

 

Exercitar-se em superfícies instáveis pode potencializar ganhos e ainda prevenir lesões decorrentes da prática desportiva.

O treinamento funcional ajuda a melhorar seu treino. Em vez de realizar movimentos estáticos em máquinas de musculação, você pode fazer exercícios em superfícies instáveis como, por exemplo, o agachamento em cama elástica. O uso de materiais que tirem a estabilidade ajudará na contração muscular de alguns músculos que não estariam ativados sem o desequilíbrio.

Pergunte ao Personal

 

Comecei a praticar musculação na frequência de 5 dias por semana. Por causa da minha rotina precisei reduzir para 3 dias (raramente 4). Mas percebo que hoje meus ganhos chegam a ser maiores e mais visíveis do que quando treinava mais vezes. Como se explica isso?

Porque ficamos doloridos após o exercício

 

Quem começou a praticar, ou até quem já pratica algum tipo de atividade física, sabe como a musculatura fica dolorida nos dias seguintes à sua prática. O que pouca gente sabe é que isto é um processo absolutamente natural e que não deve ser encarado com preocupação, desde que esteja em níveis considerados normais.

O peso do emagrecimento

 

 

 Meio dramático o título, não é?

Talvez seja necessário.

Porque é incrível observar como ainda hoje em pleno século 21 existem pessoas que acham que leve e pesado, são sinônimo de magro e gordo (respectivamente).

Perdi as contas de quantas vezes fiz avaliações antropométricas de “magrinhas” que de magras tinham apenas o peso, mas cujo percentual de gordura era alto, e pior, cujo percentual de massa muscular era muito pequeno. Em contrapartida, indivíduos com IMC próximo de 30, mas pela condição atlética, jamais seriam classificados como obesos.

Muito além das fibras e grãos

 

Se fôssemos classificar as pessoas quanto à rotina alimentar, até pouco tempo atrás, teríamos três grupos distintos: os que se alimentavam sem critérios rigorosos de escolha do alimento; os adeptos da complementação da dieta com suplementos nutricionais; e os adeptos da alimentação integral, com todas as “fibras, grãos e flocos” que se tem direito. Variações à parte, esses três grupos eram facilmente identificados.