O poderoso abacate!

 

Durante muito tempo o abacate foi taxado como inimigo das dietas, porém é um alimento saudável e importante para a saúde.

O abacate garante saciedade, ajuda no controle da obesidade, dentre outros tantos benefícios:

- O abacate é mais calórico em comparação com as outras frutas porque é mais rico em gordura, porém, toda a gordura presente na fruta é extremamente saudável, pois é rica em ácido oleico (gordura monoinsaturada), conhecida como "gordura boa".

- É capaz de prevenir doenças cardiovasculares

- É rico em vitamina E, capaz de reduzir esteatose hepática (fígado gorduroso)

- Diminui a concentração de triglicerídeos

- Reduz colesterol total e LDL

- A vitamina E e a vitamina A, presentes no abacate, são poderosos antioxidantes que atuam como protetores das células, evitando o envelhecimento precoce

- Previne o câncer e outras doenças.

- É rico em ferro (prevenindo anemias), potássio, magnésio e cálcio

- Tem excelentes repositores de eletrolíticos.

Porém dois cuidados são essenciais para obtermos apenas os benefícios: quantidade e associação. As pessoas exageram na quantidade e associam de forma equivocada, misturando-o com leite, leite condensado e açúcar.

Dicas:

1. Você evita comprá-lo porque a fruta estraga logo e, após aberta, oxida e não dá para aproveitá-la? Dica para reservar a fruta para o dia seguinte: Ao abrir o abacate, coloque gotas de suco de limão por cima do pedaço que será armazenado. Cubra com filme plástico e mantenha sob refrigeração.. Desta maneira é possível guardar a fruta por 24 horas!

2. Quer congelar e conservá-la por mais tempo? Corte o abacate em pedaços ou faça uma pasta batendo-o no liquidificador. Não se esqueça de pingar o suco de limão para evitar a oxidação. Depois é só congelar. Dessa maneira, a fruta se conserva por até três meses.

Ao descongelar, um cuidado extra! A fruta deve ser consumida antes de estar totalmente descongelada, caso contrário, haverá alteração de sabor e textura.

 

Mousse de abacate com cacau

Ingredientes: 1/2 abacate; 2 colheres (sobremesa) de cacau em pó; 2 colheres (sobremesa) de coco ralado; 1 colher (sopa) de agave.

Se quiser deixar mais mole, acrescente 2 colheres de leite de coco (light ou caseiro) e pode acrescentar 2 colheres de sobremesa de coco ralado.  

Modo de fazer: Liquidificar e levar a geladeira.

 

Quer aproveitar a casca? Receita de farinha de abacate:

Ingredientes: 2 abacates

Modo de fazer: 1. Lave bem as frutas e retire as polpas (que podem ser usadas em sucos e receitas diversas);

2. Corte as cascas em tiras finas e distribua numa forma. Leve ao forno médio e deixe secar;

3. Após esfriar, bata no liquidificador até virar farinha. Peneire e guarde.

DICA: Guarde em um pote na geladeira para maior conservação.

 

Por Juliana Amaral: Nutricionista infantil e da família - Consultoria e assessoria nutricional. Proprietária da IT - for you importados -https://www.facebook.com/ItForYouImportados?fref=ts  e Instagram: @itforyouimportados

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