Caldo de legumes caseiro

 

Para facilitar a vida de quem não têm tempo para dedicar-se à cozinha, as prateleiras dos supermercados nos enchem de opções de temperos industrializados, vendidos prontos. Que o sabor não é o mesmo, todos já sabem, mas o que muitos desconhecem é o quanto esses produtos podem fazer mal à saúde.

Os produtos são cheios de aditivos químicos – como o sódio (sal) e o glutamato monossódico, responsável por realçar o sabor. Esses aditivos podem causar aumento da pressão arterial, aumentando o risco de infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral, além de afetar negativamente o funcionamento renal e neurológico.

Eles também estimulam o paladar, fazendo com que as pessoas demorem ainda mais a ficarem satisfeitas, aumentando o prejuízo. 

Além dos temperos industrializados, aqueles prontos com alho e cebola, que parecem caseiros, também fazem mal à saúde e possuem em torno de 70% do sódio recomendado para o dia todo.

A dica é preparar seu próprio tempero em casa. Vamos lá?

 

Caldo de legumes caseiro:

Ingredientes: 2 cenouras; 2 talos de salsão; 1 cebola grande; 3 litros de água; 2 folhas de louro; 3 cravos da índia; 5 grãos de pimenta do reino.

Modo de preparo: Lave todos os legumes. Descasque a cebola e corte em pedaços médios. Corte a cenoura em fatias grossas e o salsão em pedaços de 5 cm. Em uma panela, junte todos os legumes, as folhas de salsão e os temperos. Adicione água e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, baixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos. Desligue o fogo e, com uma peneira fina, coe o caldo.

Conserve na geladeira por até 7 dias ou congele por 3 meses.

Dica: Use forminhas de gelo para facilitar o descongelamento.

 

Por Juliana Amaral: Nutricionista infantil e da família - Consultoria e assessoria nutricional. Proprietária da IT - for you importados -https://www.facebook.com/ItForYouImportados?fref=ts  e Instagram: @itforyouimportados

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