Água saborizada

 

Todo mundo sabe que é super importante tomar no mínimo 2 litros de água por dia, mas muita gente tem dificuldade para beber a quantidade recomendada. Uma dica para o verão é incluir no seu dia-a-dia águas saborizadas ou aromatizadas, que podem ser uma ótima saída para quem não tem o hábito de tomar água por achar o líquido "sem graça".

Muito refrescante e simples de ser preparada a água saborizada) confere um diferencial sofisticado a almoços ou jantares. Além do sabor delicado e sutil, ela deixa qualquer mesa mais elegante quando servida em jarras transparentes, que valorizam as cores de seus ingredientes.

Para prepará-la basta acrescentar os ingredientes de sua preferência (frutas, legumes, ervas ou especiarias) à água, com algumas pedras de gelo. Em seguida, a jarra deve ser levada à geladeira por no mínimo 3 horas antes de servir.

Esse tempo é necessário para aromatizar a água. É importante lembrar que se trata de água com um leve sabor e aroma. Portanto, não se deve exagerar nas frutas e ervas. É fundamental manter as características de água e não transformá-la em um suco ralo. Por mais estranho que possa parecer, legumes podem e devem ser utilizados para aromatizar águas. O pepino e a abobrinha, por exemplo, quando cortados em fatias bem finas deixam a água extremamente refrescante.

 

4 receitas de água saborizada:

Limão siciliano, alecrim e carambola:

- Suco de meio limão siciliano; 1 ramo de alecrim; Meia carambola cortada em fatias de 2 centímetros; 1 litro de água filtrada

Modo de fazer: Lave e higienize as frutas e o alecrim. Acrescente o suco do limão siciliano na água. Depois, acrescente as fatias de carambola e o ramo de alecrim. Em seguida, leve a mistura para a geladeira. Mas fique atento, essa água deverá ser consumida em até 3 horas devido ao gosto amargo do limão!

Benefícios: O limão é rico em vitamina C e por isso desintoxica o organismo e alivia problemas respiratórios. Já o alecrim combate a tosse, gripe e asma e equilibra a pressão arterial.

 

Frutas vermelhas, hortelã e cravo da índia:

- Meia xícara de mix de frutas vermelhas: mirtilho, morango e framboesa; 1 ramo de hortelã; 1 colher de chá de cravo-da-índia; 1 litro de água filtrada

Modo de fazer: Lave e higienize bem as frutas e o ramo de hortelã. Acrescente a água as frutas, o ramo de hortelã e o cravo da índia. Coloque o líquido para gelar.

Benefícios: As frutas vermelhas tem alto poder antioxidante e protegem contra os efeitos do envelhecimento. Além disso, possuem ações anticancerígenas, melhoram a visão e a flora intestinal e ainda estimulam a memória.

 

Tangerina e cardamomo:

- Meia tangerina; 2 canelas em pau; 1 colher de café de semente de cardamomo; 1 litro de água filtrada

Modo de fazer: Lave a tangerina, tire os gominhos e os acrescente à água. Coloque a canela em pau e as sementes de cardamomo e leve tudo para a geladeira.

Benefícios: O cardamomo produz um ótimo efeito aromático e também alivia problemas digestivos e urinários.

 

Pepino e hortelã:

- 1/3 de pepino japonês cortado em fatias finas; 1 ramo de hortelã; 1 litro de água filtrada

Modo de fazer: Lave bem o pepino e a hortelã. Corte o pepino em rodelas bem fininhas. Coloque as rodelas de pepino na água e acrescente o ramo de hortelã e coloque o líquido na geladeira.

 

 

Por Juliana Amaral: Nutricionista infantil e da família - Consultoria e assessoria nutricional. Proprietária da IT - for you importados -https://www.facebook.com/ItForYouImportados?fref=ts  e Instagram: @itforyouimportados

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