Your Attractive Heading
João Pedro Dantas
O futuro das provas de velocidades para cegos no Brasil e no mundo
Bio
O futuro das provas de velocidade para cegos passa pelas pernas de João Pedro. Joãozinho, como é conhecido por conta da baixa estatura, nasceu com glaucoma, e sua visão foi piorando aos poucos, até que parou de enxergar aos 8 anos. O que para muitos poderia ser um fim, para ele foi um começo.
Dono de uma inteligência rara, aprendeu tudo o que podia para melhorar a sua qualidade de vida, explorando um mundo novo. Tecnologias assistivas, braile, autonomia. Aprendeu tudo e tão rápido que a equipe da Fundação Dorina Nowill achou que ele devia procurar novos desafios e o encaminhou para o esporte.
Na escolinha do CPB conheceu o atletismo, e o esporte mudou sua vida mais uma vez. Apesar de pequeno, aprendeu a correr como um gigante e mostrou que era rápido, muito rápido. Logo começou a participar e vencer competições da sua faixa etária.
E com apenas 14 anos conseguiu um feito inédito. Foi vice-campeão brasileiro dos 100m, em uma prova em que o Brasil possui uma larga história de medalhas paralímpicas, com vários medalhistas ainda em atividade.
Atualmente João Pedro faz parte da seleção brasileira de base e treina com foco já nos Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028, onde tem tudo para ser um dos maiores destaques da delegação brasileira.
Ficha Técnica
Nome Completo
João Pedro Dantas Santos
Idade
16 anos
Cidade Natal
São Paulo – SP
Data de Nascimento
25/06/2007
Modalidade
Atletismo