Your Attractive Heading
Jéssica Giacomelli
Garra e velocidade que a levaram para sua primeira participação Paralímpica.
Bio
Ninguém segura Jéssica. Natural de Itapetininga-SP, nasceu com mielomeningocele, uma má formação na coluna que a fez perder o movimento e sensibilidade da perna direita. Passou muito tempo da vida sem saber que poderia praticar esportes, até que conheceu a professora de Educação Física Nice quando tinha 12 anos. Nice notou em Jéssica uma enorme vontade de aprender e evoluir, e juntas começaram a caminhada no esporte paralímpico.
Mas o caminho não foi fácil. Sem muita informação, começou treinando corrida com muletas, mas quando chegou para participar de sua primeira competição teve uma surpresa. Horas antes de competir, descobriu que deveria utilizar uma cadeira de rodas. De última hora conseguiu uma cadeira de basquete emprestada e assim participou de sua primeira competição de maneira improvisada, conquistando sua primeira medalha.
Nos anos seguintes começou a luta por cadeiras adequadas para corrida, item raro e muito caro, mas indispensável para sua evolução. Começou com uma simples, cedida pela prefeitura de sua cidade. Mas logo conseguiu apoio de outros atletas e passou a utilizar uma cadeira emprestada, que apesar de ser de ótima qualidade, não era adequada para seu tamanho e características físicas.
Em 2017 realizou uma vaquinha para comprar seu próprio equipamento de competição. A campanha fez tanto sucesso que ao invés da cadeira nacional, Jéssica pode ir pessoalmente ao Japão buscar uma cadeira de corrida de primeira linha. Com equipamento adequado e sua gigante vontade de evoluir, não parou mais. Começou a se destacar nas competições e planejar passos mais ousados. Logo foi convocada para a seleção brasileira, participou de diversas competições internacionais e quebrou várias vezes os recordes brasileiros nas provas de velocidade.
E toda essa garra e evolução sem fim levou Jéssica ao lugar que sonhou aos 12 anos de idade, quando ganhou sua primeira medalha. Graças aos resultados obtidos no último ano, foi convocada pela primeira vez para participar dos Jogos Paralímpicos e vai representar o Brasil nas provas de velocidade de cadeiras de roda em Paris 2024. E no seu planejamento isso é só o começo.
Ficha Técnica
Nome Completo
Jéssica Gabrieli Soares Giacomelli
Idade
25 anos
Cidade Natal
Itapetininga – SP
Data de Nascimento
04/03/1999
Modalidade
Atletismo
Na Mídia
Conquistas
Nova convocação para Paralimpíadas de Paris tem 47 atletas do Time SP (Estado de São Paulo)
Itapetininganas conquistam ouro e batem recorde nas provas do Campeonato Brasileiro de Atletismo (Prefeitura de Itapetininga)
Jéssica Giacomelli passa a integrar o Time São Paulo Paralímpico (Prefeitura de Itapetininga)