Corpo dourado e saudável

 

Conheça as respostas para as dúvidas mais freqüentes sobre como ganhar uma cor linda  sem prejudicar sua pele

 Quem se depila pode freqüentar a praia no mesmo dia?

Quando é feita a depilação, o cuidado que se deve ter é de não se machucar. Se ocorrer agressão à pele, deve-se esperar a total cicatrização, para depois se expor ao sol. Caso contrário, poderá ocorrer manchas na pele, o que é conhecido como hiperpigmentação pós-inflamatória.

Caso a pessoa fique ‘torrada’ pelo sol, qual o melhor procedimento depois?

Depende muito do grau da queimadura, mas o básico é muito repouso nos dias que se seguem, muita hidratação, além de cuidados gerais como boa higiene, alimentação mais leve, medicação sintomática tratando dores, febres, pruridos, etc. Há casos graves de queimadura solar em que é necessária inclusive a internação do paciente. Não invente bronzeadores caseiros, que podem ser perigosos para sua saúde. Cuide-se, e curta a praia, que eu também curto, mas vamos saber aproveitar o que essa estação maravilhosa tem de melhor, sem prejuízo à nossa saúde.

Quais as novidades sobre a proteção solar?

As recomendações basicamente continuam as mesmas. Os cuidados quanto aos horários, formas de aplicações dos filtros e reaplicações continuam sendo mais importantes do que qualquer novidade ainda em estudo. Existem estudos de alguns medicamentos usados via oral, mas nada ainda conclusivo.

Que cuidados devo ter para evitar bicho geográfico?

A larva migrans é um verme intestinal que habita fezes de animais. Em nosso meio, principalmente do cachorro. O verme é eliminado pelas fezes dos animais. Se você entrar em contato com ele, e tiver algum machucado que poderá servir de porta de entrada, estará sujeito a contrair o "bicho geográfico". Portanto, como ninguém permanece calçado todo o tempo na praia, o mais importante seria a conscientização de não levarmos cães às praias. Lembrando é claro que não se pega bicho geográfico só na praia, mas, sem dúvida, é o ambiente externo onde mais ficamos expostos.

Os fotoprotetores precisam realmente ser aplicados de uma em uma hora?

Com certeza, principalmente no começo do verão, quando sua pele está muito sensível aos raios solares e ainda não houve uma maior produção de melanina. E também se você tiver como característica genética uma pele muito clara. Esses exemplos seriam os mais importantes, mas todos devem usar filtro de hora em hora na praia ou em piscinas, evitando maiores danos cumulativos à sua pele.

 

Por Dr. Carlos Perez - Dermatologista